E eu com isso?




Este projeto tem como essência permitir a criação de espaços de debates de assuntos que os alunos do 8º ano do EF ao 3º ano do EM queiram se debruçar e dialogar. Os temas devem ser sustentados com dados de cunho científico, e portanto, deverão ter fonte estatística e bibliografia corrente. Com efeito, este projeto catalisa a sala de aula como espaço democrático de problematização, possibilitando a aproximação de conteúdos postados pelos alunos, que são cidadãos do mundo, e não somente pelo professor.

Veja abaixo os temas das palestras que foram realizadas em 31/10/2012 e 01/11/2012.






PALESTRA 1

Tema: A condição da mulher na sociedade

Problematização: Ser mulher: como sobreviver num discurso masculino

Sinopse: Pensando no papel da mulher na sociedade, discutiremos suas dificuldades de inserção social decorrente de um discurso marcado pela prevalência do masculino. Revendo a história da mulher, sua importância, sua condição e suas conquistas, traçaremos um perfil, tentando demonstrar o quanto a mulher luta para se impor em um mundo que sempre negou a ela o direito de se pronunciar.


PALESTRA 2

Tema: Até onde vai a nossa responsabilidade com o lixo?

Problematização: 10 toneladas de retalhos são descartados diariamente no Bom Retiro sem nenhuma destinação correta.

Sinopse: Meio ambiente. Esse é com certeza o assunto do momento nos dias de hoje. Está “na moda” falar sobre como é importante reflorestar, reduzir o consumo, reciclar, reutilizar... Mas será que o “Meio Ambiente”, propriamente dito, se resume apenas nisso? Deparamo-nos diariamente com tanto “lixo” na rua que essa situação acabou tornando-se parte do nosso dia a dia e muitas vezes passamos reto, sem nem parar para pensar o porquê de tudo isso, pelo simples fato de achar que nada disso nos afeta. Será realmente que não nos afeta?  Será que temos essa atitude apenas com o “lixo”? Essas e muitas outras perguntas serão o foco de nosso bate-papo que irá abranger muito mais que o meio ambiente, mas também a responsabilidade que temos com ele e consequentemente com nós mesmos. Afinal, o que tudo isso tem a ver conosco?

 

PALESTRA 3

Tema: Consumismo

Problematização: Quantos planetas são necessários para sustentar nossa taxa de consumismo?

Sinopse: "Quantas vezes você faz compras ao mês? Nessas compras, adquire exatamente o quê? O quanto disso é necessário? O mundo já tem 7 bilhões de habitantes, e o consumo individual é cada vez maior. Quantos planetas são necessários para sustentar essa taxa alarmante de consumo?"

 

PALESTRA 4

Tema: O homossexual inserido na sociedade

Problematização: Como inserir o homossexual na sociedade?

Sinopse: Você já sabe que o homossexual continua sendo marginalizado, oprimido e agredido (verbal, psicológica, sexual e fisicamente) pela sociedade, mas você sabia que nos casos de agressão contra homossexuais a maior parte dos agressores é conhecido da vítima? Você sabia que o homossexual possui maior poder aquisitivo que o heterossexual? Cerca de 30% a mais. Você sabia que o preconceito contra o homossexual é primeiramente preconceito contra a mulher? Você tem conhecimento suficiente sobre os homossexuais para ter uma opinião formada? Qual a sua participação nestes acontecimentos?

 

PALESTRA 5

Tema: Ciclovida

Problematização: Por que não contribuir com o planeta  com um ato tão simples?

Sinopse: O tema ciclo vida tem como virtude a simplicidade. E com isso o projeto será desenvolvido a partir de nossas atitudes como cidadãos, como por exemplo, o valor que damos ao próximo e o que fazemos para o outro e não para nós. Nesse projeto da ciclo faixa e do ciclo park não importa se você sabe andar de bicicleta, mas se esse projeto ajudará os outros que sabem andar e utilizam esse transporte no seu dia a dia. Vale a pena lutar por esse direito que temos!

  

PALESTRA 6

Tema: Achado não é roubado

Problematização: Achado é roubado?
Sinopse: Achado é roubado? Se for ou não, eu não sei, mas quero saber a sua opinião e a sua tese quanto a isso. Esse debate abordará todo tipo de ponto de vista, afinal, essas são algumas  questões que muitos se fazem no dia-a-dia: "Pego ou não pego?", "Deixo ali largado no chão mesmo?", "Será que entrego pro segurança?" . Queremos saber o seu posicionamento, afinal, é roubado ou não é?

 

PALESTRA 7

Tema: Fraternidade

Problematização: Quais são as dificuldades que levam uma pessoa a ser mais fraterna?
Sinopse:
Nossa palestra irá desenvolver uma conversa sobre o espírito fraterno, onde discutiremos que fatores tornam uma pessoa mais fraterna. Iniciaremos com a problematização, e então formaremos grupos, para que os participantes elenquem as dificuldades encontradas na vida cotidiana que nos impossibilita de praticar a nossa fraternidade. Depois assistiremos alguns vídeos que ilustram esse impasse. Nosso objetivo está embasado na criação de um novo olhar em relação à nossas atitudes para com o outro, bem como buscar medidas para que possamos concretizar gestos fraternos ao longo de nossa vida. Podemos iniciar com pequenas atitudes que ao longo do tempo se tornem rotineiras. Aliás, você sabe o que é ser fraterno? Se não, venha descobrir com a gente!

 

PALESTRA 8

Tema: Como dizer não?

Problematização: Por que prometer, se não pode cumprir?

Sinopse: Muitas vezes em nossas vidas , temos que tomar decisões e nos comprometer com algo que não sabemos se vamos cumprir. Dependendo da resposta, às vezes, nos enrolamos e nos  metemos aonde não devemos, acabando expressando algo que não gostaríamos. Para você, que é denominado de "roe corda”, venha participar dessa palestra. Tentaremos resolver isso juntos e mostrar a nossa verdadeira intenção!

 

PALESTRA 9

Tema: A troca da liberdade pela proteção

Problematização: Você tem medo da liberdade ou da violência?

Sinopse: O tema a “troca da liberdade por proteção” trata de um problema atual, no qual o medo domina grande parte da vida das pessoas, forçando-as, por exemplo, a se manterem isoladas, construindo muros mais altos e cercas elétricas em suas residências. Chega-se ao ponto de morar em condomínios fechados, com toda infra-estrutura, como academias, piscinas e lavanderia, fazendo com que o convívio social diminua. Tudo isto é medo da liberdade ou da violência?

 

PALESTRA 10

Tema: Cotas raciais

Problematização: Cotas raciais para quê? Por acaso os negros são menos capazes do que os brancos?

Sinopse: Discuta a integração dos negros ou índios nas universidades federais do Brasil. O assunto merece grande atenção, pois estamos tratando da formação e do futuro destas pessoas. Venha fazer parte dessa discussão e talvez expandir ou mudar seu conhecimento e sua posição sobre o assunto.